Jornada de Iniciação Científica: alguns apontamentos

Durante a VI Jornada de Iniciação Científica do INES (2023), no dia 25 de outubro de 2023, recebemos estudantes surdos da Universidade Nacional da Colômbia e os levamos para conhecer nossas apresentações na JIC e a Sala de Produção de Material Didático no terceiro andar do Departamento de Ensino Superior do INES.
Os estudantes colombianos eram provenientes de diversos cursos de Ensino Superior, incluindo Artes Visuais, Educação Especial, Educação Comunitária, Educação Física e Educação Infantil. Notamos grande afinidade com nosso debate de criação de materiais didáticos. Refletimos, conjuntamente, sobre a necessidade de nossos países estreitarem contato acadêmico e de pesquisa. Eles têm forte posicionamento político sobre a questão da exploração de pessoas em países periféricos, expresso em seus discursos durante a visita.
Os Pôsteres apresentados durante a VI JIC (2023)por bolsistas de Projetos de Monitoria (Promines), de Iniciação Científica (PIC) e de Extensão (ProEXT), todos estudantes do curso de Pedagogia, estavam expostos em três salas do segundo andar do prédio da faculdade. Nossas bolsistas apresentaram dois pôsteres sobre a etapa mais recente de nossos projetos:
1. Construção do Minidicionário da Visualidade para Educação de Surdos: alguns resultados parciais. 2. Transposição de histórias de uma mídia digital a outras: busca de coesão e coerências.
 
Os novos pesquisadores que venham a ingressar em nosso GP precisam ter atenção que esses são os eixos e ferramentas metodológicas de nosso novo ciclo de investigação que terá duração de 2023 a 2025.

Deixe um comentário