Grupo de Pesquisa promove palestras sobre contação de histórias no mês de junho

Durante o mês de junho o Grupo de Pesquisa “Educação, mídias, comunidade surda”, e os seus bolsistas, organizaram duas palestras para alunos do Departamento de Ensino Superior do INES.

No dia 02 de junho, a noite, tivemos a palestra da Professora Cristiane Taveira com mediação de Tanya Felipe (fotos no cartaz), no Auditório do DESU-INES, das 18h às 20:30. A temática foi a Leitura Compartilhada e a construção de materiais didáticos para conto e reconto de histórias.

Houve exposição, no corredor do último andar do DESU, de materiais ainda em fase de confecção pelos participantes do Projeto de Extensão atrelado ao Grupo de Pesquisa “Educação, mídias e comunidade surda” (fotos abaixo na Galeria). A produção envolve a construção de histórias originais e materiais artesanalmente criados por estudantes de Pedagogia, contando também com a curadoria de mestrandas e mestrandos do nosso Curso de Mestrado Profissional de Educação Bilíngue de Surdos (PPGEB).

A intenção da palestra foi explicar a origem do Projeto de Leitura Compartilhada para surdos e as adaptações à nossa realidade nacional. Também foi um modo de divulgarmos a continuidade da proposta e as etapas que estão por vir. Foram convidadas as turmas do primeiro ao quinto período.

No dia 13 de junho, pela manhã, tivemos a palestra da TILSP e Professora Sheila Martins (foto no cartaz) no Auditório do DESU-INES, das 8h às 10h. A pesquisadora vem fazendo uma série de palestras para as turmas a convite da Professora Cristiane Taveira, pois estamos focando na construção de histórias originais com personagens negras.

Entra nessa “roda de conversa” a temática e a experiência de pesquisa de Sheila na contação de histórias em Libras e na seleção de literatura afrobrasileira, visando construir uma didática afrorreferenciada. Sheila é intérprete, livreira, contadora de histórias e pesquisadora.

O encontro nos permitiu colocar em discussão construção de narrativas, o movimento de leitura e escrevivências, as práticas em prol de uma Educação antirracista.  Também foram convidadas as várias turmas pelas afinidades com a Ementa das disciplinas de Educação Bilíngue, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a formação do pedagogo.

 

Deixe um comentário